Artigos

2023

Santos, F., & Franco, M. A. M. (2023). O professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional: um estudo de caso entrelançando preconceitos e estereótipos. Revista Tempos e Espaços em Educação, 16(35), e18568. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18568

XAVIER, J. J. A. ; FRANCO, Marco A. M. . PESQUISA-AÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO: A EXTENSÃO E A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. Revista Extensão, v. 7, p. 120-128, 2023.

 

RODRIGUES, P. C. A; SENA, V. A. S. . Aquisição da escrita: contribuições de pesquisas de intervenção em consciência fonológica e escrita inventada. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 17, p. 1, 2023.

 

 

2022

CARVALHO, R. C. S. ; FRANCO, Marco A. M. . Práticas no campo educacional: o que dizem as pesquisas. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE), v. 28, p. 1-15, 2022.

FREITAS, RAFAELA FLÁVIA DE ; FRANCO, MARCO ANTONIO MELO . Práticas pedagógicas na educação especial, formação docente e pesquisa-ação. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 17, p. 1714-1735, 2022.

FREITAS, R. F. ; FRANCO, Marco A. M. . PEDAGOGICAL PRACTICES IN SPECIAL EDUCATION, TEACHER TRAININGAND ACTION RESEARCH: WHAT THE STUDIES SAY. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 17, p. 1713-1734, 2022.

 

2020

 

FRANCO, Marco A. M.; MAGALHAES, P. A. F. ; OLIVEIRA, G. C. M. . Atendimento Educacional Especializado: Revisando Práticas. Educação em Foco, v. 25, p. 59-79, 2020.

GONCALVES, B. E. ; MATOS, W. S. Pesquisa e produção de conhecimento sobre quilombos: entrevista com José Maurício Arruti. ODEERE, v. 5, p. 23-48, 2020.

 

MATOS, W.S.; EUGENIO, B. G. . IDENTIDADES QUILOMBOLAS: ESTUDO DE CASO COM CRIANÇAS DA COMUNIDADE DE NOVA ESPERANÇA. Argumentos Pró-Educação, v. V, p. 38-58, 2020.

CORRÊA, HÉRCULES TOLÊDO ; GONÇALVES, Daniela de Carvalho Pena . LIVROS PARA CRIANÇAS ILUSTRADOS E PREMIADOS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM BIBLIOTECA ESCOLAR. CADERNO SEMINAL DIGITAL (RIO DE JANEIRO), v. 35, p. 1-38, 2020.

GONÇALVES, JANAÍNA OLIVEIRA; MIRANDA, MAURÍCIO FERNANDO OLIVEIRA DE ; GONÇALVES JÚNIOR, EDSON . A Prática Educativa da Controladoria Pública. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 08, p. 46-55, 2020.

GONÇALVES, JANAÍNA OLIVEIRA; MIRANDA, MAURÍCIO FERNANDO OLIVEIRA DE ; GONÇALVES JÚNIOR, EDSON . Uma reflexão sobre a parceria da família e escola em tempos de COVID-19: Aspectos pedagógicos, econômicos e jurídicos. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 06, p. 141-154, 2020

 

2019

FRANCO, MARCO ANTONIO MELO; RIBEIRO, CRISTIANE DIAS ; DE ALMEIDA, FABIANA NASCIMENTO . Atendimento educacional especializado: o que pensam professores sobre sua atuação e formação. Teias (Rio de Janeiro), v. 20, p. 315-331, 2019.

MATOS, W.S.; GONCALVES, B. E. . Comunidades quilombolas: elementos conceituais para sua compreensão. PRACS: REVISTA ELETRÔNICA DE HUMANIDADES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAP, v. 11, p. 141-153, 2019.

Cledinea Carvalho Santos ; MATOS, W. S. ; GONCALVES, B. E. . Estudos pós-coloniais e educação: diálogos com o currículo escolar e as relações étnico-raciais. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 05, p. 01-12, 2019.

FRANCO, MARCO ANTONIO MELO; SILVA, MARCILENE MAGALHÃES DA ; TORISU, EDMILSON MINORU . Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica no contexto do ensino superior: o que dizem os gestores. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE), v. 23, p. 698-715, 2019.

SOUZA, W. M. ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA: LIMITES E POSSIBILIDADES DAS GUARDAS MUNICIPAIS COM O AVANÇO DAS LEGISLAÇÕES. Revista Brasileira de Inteligência, v. 1, p. 7-129, 2019.

 

2018

FRANCO, MARCO A. M.; SILVA, M. M. ; TORISU, E. M. . Inclusão e Inovação Pedagógica: políticas e práticas de formação no Ensino Superior. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 13, p. 1320-1333, 2018.

MATOS, W.S.; EUGENIO, B. G. . DIVERSIDADE CULTURAL NO LIVRO DIDÁTICO EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA. Revista Brasileira de Educação Básica, v. 3, p. 1-5, 2018.

MATOS, W.S.; EUGENIO, B. G. . A PESQUISA QUALITATIVA COM CRIANÇAS QUILOMBOLAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. REVISTA CIÊNCIA & DESENVOLVIMENTO, v. 11, p. 215-231, 2018

MATOS, W.S. REALIDADE QUILOMBOLA: ENTRE AS TRAMAS DO GLOBAL E DO LOCAL. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 5, p. 328-329, 2018.

MATOS, WESLEY SANTOS DE; EUGENIO, BENDITO GONÇALVES . Resenha do livro ' Mocambos e Quilombos: uma história do campesinato negro no Brasil'. FRONTEIRAS (CAMPO GRANDE), v. 20, p. 232-237, 2018.

FRANCO, MARCO A. M.; SILVA, M. M. ; FERREIRA, C. M. R. J. . O Ensino Superior frente às demandas da Educação Inclusiva: o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. 8, p. 115-130, 2018.

CARVALHO, R. C. S.; SILVA, F. A. R . UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TEMAS DE SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 13, p. 617-630, 2018.

OLIVEIRA, B. R. ; SOUZA, Waleska Medeiros ; PERUCCI, L. S. . Política de formação de professores nas últimas décadas no Brasil: avanços, desafios, possibilidades e retrocessos. ROTEIRO, v. 43, p. 47-76, 2018.

SANTOS, F. P.; PONTES, J. . A cultura da corpolatria na pós modernidade e o deficiente físico: uma reflexão acerca dessa lógica binária. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 32, p. 1-12, 2019.

BOMFIM,D.; VIANNA, Raquel Schwenk de Mello ; AVILA, J. D. N. ; TEIXEIRA, F. ; SALVADOR, L. D. S. . Material de Ensino Bilingue Português/Libras para Pequenos Curiosos. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1, 2017.

SIQUEIRA, Lazaro G. ; FRANCO, Marco A. M. ; MOREIRA, L. M. . TRILHA DA VIDA EM SALINAS: UMA FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS LIGADOS À PRODUÇÃO AGRÍCOLA LOCAL. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 11, p. 88-100, 2016.

FRANCO, MARCO ANTONIO MELO. PESQUISA-AÇÃO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM SERVIÇO. JOURNAL OF RESEARCH IN SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS, v. 16, p. 827-830, 2016.

FRANCO, MARCO A. M.; RODRIGUES, P. R. E. . O fazer pedagógico em contexto de inclusão: estratégias, ações e resultados. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, p. 1184-1197, 2016.

FRANCO, MARCO ANTONIO MELO; GUERRA, LEONOR BEZERRA . O ensino e a aprendizagem da criança com paralisia cerebral: ações pedagógicas possíveis no processo de alfabetização. Revista Educação Especial (Online), v. 28, p. 311-323, 2015.

FRANCO, MARCO A. M.; GUERRA, L.B. ; CARVALHO, A. M. . DISCURSOS, INTERLOCUÇÕES E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL. Educação em Foco (Belo Horizonte. 2005), v. 18, p. 77-98, 2015.

RODRIGUES, P. C. A. O letramento literário: leitura dos textos literários fora dos seus suportes originais. Anima (Fortaleza), v. 14, p. 115-115, 2014.

BOMFIM,D. O trabalho pedagógico com surdos usuários de implante coclear.. Fórum (Rio de Janeiro. 2000), v. 01, p. 25-34, 2011.