Capítulos

 

SANTOS, F. P.; Violência em quadra: primeira jogadora transexual de voleibol feminino na Superliga 2017/2018. In: Flávia Lemos Mota de Azevedo; José Heleno Ferreira; Lúcia Maria Silva Arruda.. (Org.). História e Memória do Centro Oeste Mineiro: Perspectivas 7: Violências. 7ed.Divinópolis: EmRedes, 2020, v. 7, p. 112-122.

MATOS, W. S.; GONCALVES, B. E. . A etnicidade e o reconhecimento das comunidades remanescentes de quilombo. In: José Valdir Jesus de Santana; Maria de Fátima de Andrade Ferreira; Benedito Gonçalves Eugênio; Jussara Tânia Silva Moreira. (Org.). Educação, etnicidades e alteridades: lutas por reconhecimento. 1ed.Rio de Janeiro: E-Papers, 2020, v. 1, p. 11-28

MATOS, W. S.; GONCALVES, B. E. ; Cledinea Carvalho Santos ; CONCEICAO, F. . COMUNIDADE NOVA ESPERANÇA. In: Ana Angélica Leal Barbosa. (Org.). Comunidades Quilombolas: outras formas de (Re)existências. 1ªed.Curitiba: Appris, 2020, v. 1, p. 41-62.

GONCALVES, B. E. . A etnicidade e o reconhecimento das comunidades remanescentes de quilombo. In: José Valdir Jesus de Santana; Maria de Fátima de Andrade Ferreira; Benedito Gonçalves Eugênio; Jussara Tânia Silva Moreira. (Org.). Educação, etnicidades e alteridades: lutas por reconhecimento. 1ed.Rio de Janeiro: E-Papers, 2020, v. 1, p. 11-28

RODRIGUES, P. R. E. ; FRANCO, Marco A. M. . PRATICAS PEDAGOGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE NO TRABALHO COM A CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL. In: Edilson Antonio Catapan. (Org.). Discussões sobre os aspectos educacionais no Brasil 2. 1ed.São José dos Pinhais: Editora Brazilian Journals, 2020, v. 2, p. 343-353.

FRANCISCO, A. C. H. ; NUNES, C. M. F. ; MOREIRA, C. S. ; REIS, L. M. S. ; NEIVA, A. R. L. B. ; SANTOS, F. F. ; ARAUJO, J. O. ; RAMOS, K. S. ; GUALBERTO, L. M. M. ; GONCALVES, L. C. S. ; DUARTE, N. A. ; OLIVEIRA, T. I. ; XAVIER, J. J. A. . PET-PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (MARIANA/MG). In: Daniel Azevedo de Brito. (Org.). PET: 40 anos de Ensino, Pesquisa e Extensão. 1ed.: Editora Simplíssima, 2019, v. 1, p. 1-598.

MATOS, W. S.; EUGENIO, B. G. . EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO ESTADO DA BAHIA. In: Arlete Ramos dos Santos; Lívia Andrade Coelho; Júlia Maria da Silva Oliveira. (Org.). EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS. 01ed.Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2019, v. 04, p. 113-130.

FRANCO, Marco A. M; MILL, D. . Escrita como tecnologia (Verbete). In: Daniel Mill. (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. 1ed.Campinas: Papirus, 2018, v. 1, p. 232-236.

FRANCO, Marco A. M; LELIS, M. G. D. . Entre a sala de aula e o atendimento educacional especializado (AEE): ações pedagógicas com uma criança com paralisia cerebral. In: Marco Antonio Melo Franco; Leonor Bezerra Guerra. (Org.). Práticas Pedagógicas em contexto de inclusão: Situações de sala de aula. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. II, p. 97-115.

MATOS, W. S.; SOUZA, T. E. S. ; GONCALVES, B. E. . RELAÇÕES ETNICORRACIAIS: A INVISIBILIDADE DA CRIANÇA QUILOMBOLA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA. In: Arlete Ramos dos Santos; Julia Maria da Silva Oliveira; Lívia Andrade Coelho. (Org.). EDUCAÇÃO E SUA DIVERSIDADE. E21ed.Ilhéus: Editus, 2017, v. 3, p. 223-238.

OLIVEIRA, L. G. ; FRANCO, Marco A. M. . O uso das histórias em quadrinhos no ensino de Ciências: perspectivas de letramento científico. In: Adriana Tonini; Hércules Tolêdo Corrêa. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Letramentos múltiplose multiletramentos: entre teorias e práticas. 1ed.Varzea Paulista: M&W, 2017, v. , p. 203-213.

FRANCO, Marco A. M. Ações extensionistas e pesquisa-ação: possibilidades de se pensar a formação inicial e continuada de professores. In: Kelly da Silva; Shirley de Lima Ferreira Arantes; Vanessa Regina Eleutério Miranda. (Org.). Ações afirmativas e relações étnico-raciais. 1ed.Belo Horizonte: EdUEMG - Editora da Universidade Estadual de Minas Gerais, 2017, v. 1, p. 150-167.

SOUZA, W. M.; PERUCCI, L. S. . Política de formação continuada no Brasil nos últimos 20 anos: avanços, retrocessos, desafios e possibilidades. In: Breynner R. Oliveira; Lídia G. Martins; Camila C. Flausino. (Org.). Política Educacional e Formação de Professores. 1ed.Juiz de Fora: Editar Editora Associada Ltda, 2017, v. 1, p. 63-86. 

RODRIGUES, P. C. A.; FREITAS, A. ; GONCALVES, A. D. ; CASTRO, T. M. P. . O PNAIC e as novas práticas pedagógicas em linguagem e alfabetização matemática: uma experiência na perspectiva do letramento. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; GAZIRE, Eliane Sheid; ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; RESENDE, Valéria Barbosa. (Org.). Caderno de Experiências em Alfabetização e Alfabetização Matemática na Perspectiva do Letramento. 1ed.Belo Horizonte: UFMG/FaE/CEALE, 2016, v. , p. 9-216.

FRANCO, Marco A. M. Formação docente, ensino e aprendizagem em contexto de inclusão. In: Marco Antonio Melo Franco; Leonor Bezerra Guerra. (Org.). Formação docente, ensino e aprendizagem em contexto de inclusão. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. , p. 13-23.

FRANCO, Marco A. M. Das práticas discursivas às práticas docentes: significados produzidos e produzindo fazeres pedagógicos em situações de inclusão. In: Mônica Maria Farid Rahme, Marco Antonio Melo Franco, Luciana Dulci Crivelari. (Org.). Formação e políticas públicas na educação: tecnologias, aprendizagem, diversidade e inclusão. 1ed.Jundiaí - SP: Paco Editorial, 2014, v. , p. 257-279.

RODRIGUES, P. R. E. ; MOL, S. M. ; FRANCO, Marco A. M. . Formacão e cotidiano docente: diálogos e intervenções no processo de ensino e aprendizagem da criança com paralisia cerebral. In: José A. Palhares; Almerindo J. Afonso. (Org.). Formacão e cotidiano docente: diálogos e intervenções no processo de ensino e aprendizagem da criança com paralisia cerebral. 1ed.Braga: CIED - Centro de Investigação em Educação - Universidade do Minho, 2013, v. II, p. 732-740.

FRANCO, Marco A. M; GUERRA, L.B. ; CARVALHO, A. M. . Situações de hospitalização, aprendizagem e escolarização: Diálogos entre o não-formal e o formal no processo de ensino e aprendizagem da criança deficiente. In: José A. Palhares; Almerindo J. Afonso. (Org.). Situações de hospitalização, aprendizagem e escolarização: Diálogos entre o não-formal e o formal no processo de ensino e aprendizagem da criança deficiente. 1ed.Braga: CIEd - Centro de Investigação em Educação - Universidade do Minho, 2013, v. III, p. 1709-1718.

PAIVA, A.; RODRIGUES, P. C. A. Letramento Literário na sala de aula: desafios e possibilidades. In: CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL, Francisca Isabel Pereira; MARTINS, Raquel Márcia Fontes. (Org.). Alfabetização e Letramento na sala de aula. 01ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2008, v. 01, p. 103-119.

FRANCO, Marco A. M. Elaboração de materiais impressos: conceitos e propostas. In: Juliane Corrêa. (Org.). Educação a distância: Orientações metodológicas. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2007, v. , p. 21-35.