Dissertações

SANTANA, Marcelo Dias de. O ensino do sistema de escrita alfabética para surdos: questões metodológicas. 2020.

 

GONÇALVES, Janaína Oliveira. As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita: um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras. 2020. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020. Acessar. 

 

GONÇALVES, Daniela de Carvalho Pena.  Alfabetização e literatura na sala de aula: um estudo sobre práticas de uma professora com crianças de 6 anos. 2019. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019. Acessar.

 

SANTOS, Fabrício de Paula. A Educação Física além da prática: o deficiente físico como personal training. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos). Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Culturais Contemporâneos da Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura, Belo Horizonte, 2019. Acessar.

 

RIBEIRO, Joana Vicente. Concepções e práticas pedagógicas de alfabetização: um estudo com professores de crianças com Paralisia Cerebral. 2018.  105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018. Acessar.


BOMFIM, Duanne Antunes. O processo de alfabetização de surdos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva de professores. 2017. 183 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017. Acessar.

 

MATOS, Wesley Santos de. Etnicidade, educação e reconhecimento de si entre as crianças quilombolas da comunidade Nova Esperança. 2017. 138 f. Dissertação (Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade) - Programa de Pós- Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2017. Acessar.

 

SOUZA, Renata Cristina de. Análise de uma proposta de sequência didática: puberdade e adolescência como temas para o estudo da sexualidade. 2015.   122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015. Acessar.

 

RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida. A literatura no livro didático de língua portuguesa: a escolarização da leitura literária. 2006. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. Acessar.

 

FRANCO, Marco Antônio Melo. Práticas discursivas e a construção da participação e da fala dos alunos em uma turma de alfabetização. 2002. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002. Acessar. 

 

FREITAS, Rafaela Flávia de. Práticas pedagógicas e formação docente: Percepções de professores que atuam no AEE na Região dos Inconfidentes.

SOUZA, Waleska Medeiros de. Práticas de leitura e letramento em sala de Atendimento Educacional Especializado no ensino de crianças com deficiência.

D'ASSUMPÇÃO, Leôncio. A percepção dos alunos com deficiência da Educação Profissional Técnica de Nível Médio sobre a inclusão no CEFET-MG/Belo Horizonte. 

 

ALVES, Cléa Braga. O processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental.

 

            DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO:

 

XAVIER, Jordânia Jardele de Araújo. Práticas de ensino voltadas para o Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) durante a pandemia da Covid-19: percepções de professores.