O projeto tem como proposta compreender como os professores têm planejado, organizado e desenvolvido suas atividades docentes, no processo de alfabetização de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Em relação ao trabalho com as crianças, o estudo também se volta para a atuação junto às crianças público-alvo da educação especial que se encontram em processo de alfabetização. Para tanto, propõe-se a aplicação de um questionário e de entrevistas semiestruturadas que possibilitem levantar dados que contribuam para compreender a atuação docente no contexto atual. A metodologia proposta para responder ao objeto de investigação passa pelo diálogo entre as abordagens qualitativa e quantitativa de pesquisa. Participam da pesquisa professores que atuam no campo da alfabetização e pertencentes à rede pública municipal de cidades do Estado de Minas Gerais.
RESULTADOS DA PRIMEIRA ETAPA DA PESQUISA
I
>> GERAL
FRANCO, Marco Antonio Melo; RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida (org.). Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais de Minas Gerais durante a pandemia. Mariana: NEPPAI, 2021.
I
>> RESULTADOS POR MUNICÍPIO:
I
>> ACAIACA
RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida; FRANCO, Marco Antonio Melo. Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Acaiaca. Mariana: NEPPAI, 2021.
I
>> ATALÉIA
RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida; FRANCO, Marco Antonio Melo. Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Ataléia. Mariana: NEPPAI, 2021.
I
>> BELO HORIZONTE
FRANCO, Marco Antonio Melo; SANTANA, Marcelo Dias de; D’Assumpção, Leôncio. Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Belo Horizonte. Mariana: NEPPAI, 2021.
l
>> CANTAGALO
FRANCO, Marco Antonio Melo; RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida; Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Cantagalo. Mariana: NEPPAI, 2021.
I
>> CONTAGEM
FRANCO, Marco Antonio Melo; CARVALHO, Renata Cristina de Souza; GONÇALVES, Janaína Oliveira. Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Contagem. Mariana: NEPPAI, 2021.
I
>> CONSELHEIRO LAFAIETE
FRANCO, Marco Antonio Melo; RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida; SANTOS, Fabrício de Paula. Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Conselheiro Lafaiete. Mariana: NEPPAI, 2021.
l
>> DIAMANTINA
RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida; BOMFIM, Duanne Antunes; D’Assumpção, Leôncio. Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Diamantina. Mariana: NEPPAI, 2021.
RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida; GONÇALVES, Daniela de Carvalho Pena; SOUZA, Waleska Medeiros de. Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Diogo de Vasconcelos. Mariana: NEPPAI, 2021.
I
>> GOIABEIRA
RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida; BOMFIM, Duanne Antunes; SANTANA, Marcelo Dias de. Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Goiabeira. Mariana: NEPPAI, 2021.
I
>> ITABIRITO
RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida; GONÇALVES, Janaína Oliveira; ALVES, Clea Braga. Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Itabirito. Mariana: NEPPAI, 2021.
I
>> JUIZ DE FORA
FRANCO, Marco Antonio Melo; RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida; SANTIAGO, Mylene Cristina. Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Juiz de Fora. Mariana: NEPPAI, 2021.
I
>> MARIANA
FRANCO, Marco Antonio Melo; FREITAS, Rafaela Flávia de; SOUZA, Waleska Medeiros de. Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Mariana. Mariana: NEPPAI, 2021.
I
>> MIRABELA
FRANCO, Marco Antonio Melo; RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida; D'Assumpção, Leôncio. Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Mariana. Mariana: NEPPAI, 2021.
I
>> NACIP RAYDAN
FRANCO, Marco Antonio Melo; BOMFIM, Duanne Antunes; ALVES, Clea Braga. Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Nacip Raydan. Mariana: NEPPAI, 2021.
I
>> OURO PRETO
RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida; XAVIER, Jordânia Jardele de Araújo; PASSOS, Eustânia Oliveira. Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Ouro Preto. Mariana: NEPPAI, 2021.
I
>> RESENDE COSTA
FRANCO, Marco Antonio Melo; RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida; BOMFIM, Duanne Antunes. Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Resende Costa. Mariana: NEPPAI, 2021.
I
>> SANTA EFIGÊNIA DE MINAS
FRANCO, Marco Antonio Melo; BOMFIM, Duanne Antunes; FREITAS, Rafaela Flávia de. Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Santa Efigênia de Minas. Mariana: NEPPAI, 2021.
I
>> SARDOÁ
RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida; BOMFIM, Duanne Antunes; GONÇALVES, Daniela de Carvalho Pena. Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Sardoá. Mariana: NEPPAI, 2021.
>> SOLEDADE DE MINAS
RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida; FRANCO, Marco Antonio Melo; CARVALHO, Renata Cristina de Souza. Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Soledade de Minas. Mariana: NEPPAI, 2021.
I
>> TEÓFILO OTONI
RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida; BOMFIM, Duanne Antunes; XAVIER, Jorndânia Jardele de Araújo. Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Teófilo Otoni. Mariana: NEPPAI, 2021.
I
>> VIRGINÓPOLIS
FRANCO, Marco Antonio Melo; BOMFIM, Duanne Antunes; CARVALHO, Renata Cristina de Souza. Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia: Virginópolis. Mariana: NEPPAI, 2021.